Buscar

Escritora passense promove sessão de autógrafos em prol da Casa São José

Obra da escritora traz poemas curtos para incentivar a leitura na infância

Faz 19 anos que Cintia Brasileiro deixou Passos em busca de muitos sonhos, mas, nem por isso, perdeu o vínculo com a cidade natal. As visitas à terrinha para temporadas com a família eram mais frequentes, mas nos últimos tempos não foram possíveis devido à pandemia. Neste mês, mais uma vez, ela estará no município, porém, para uma causa nobre. Hoje, publicitária, mãe e escritora, ela vem autografar o livro “Versinhos Doces”, sua primeira obra independente.


E quem for prestigiar o lançamento, no próximo dia 15, na Casa São José, certamente, notará um “quê” mineiro no trabalho da autora. Isso, a começar pela biografia de Cintia. Já na apresentação, ela resgata o tempo em que, na infância, sua mãe lhe contava histórias. Além disso, o pão de queijo, iguaria que torna Minas mundialmente famosa, inspira um dos poemas.


Mas o texto traz muito mais. “Dos encantos do maternar, ‘Versinhos Doces’ é um livro emocionante, que registra em cada linha a poesia de viver que mãe e filha vão vivenciando.” Este trecho do prefácio já prenuncia a que veio a obra. Ao todo, ela traz 21 poemas curtos, originados das memórias afetivas entre mãe e filha, acompanhados de ilustrações de Nane Biazi.


“Versinhos Doces” vai além da condição de obra literária, servindo como um valioso instrumento de incentivo à leitura e à escrita aos pequenos. A sugestão da escritora é que a mãe leia um poema por dia com sua criança. Feito isso, ao final da leitura, a mãe encontrará páginas extras para que também possa criar poemas para os seus filhos a partir das próprias lembranças. “Dá para se fazer uma jornada poética de quatro semanas com versinhos, afetos, memórias, leituras e conexões”, considera Cintia.


SONHO

Para Cintia, lançar o livro na cidade onde nasceu é a realização de um grande sonho. “Desde criança, do fundo do meu coração, eu desejava ser escritora. Sempre quis ser uma contadora de histórias. Poder compartilhar ‘Versinhos Doces’ é poder levar um pouquinho dessa narrativa para outras pessoas. O sonho de toda pessoa que escreve é se conectar com o(a) leitor(a)”, diz a poeta.


Responsável por ilustrar os doces versos compostos por Cintia, a designer Nane Biazi se diz maravilhada com o resultado do projeto. “Recebi o convite da Cintia para fazer esse trabalho maravilhoso. A gente conversou muito sobre as ilustrações, os sentimentos que envolvem esse projeto e abracei demais esse trabalho”, conta Nane. “Dei o melhor de mim para criá-lo. Fico muito feliz de vê-lo saindo da tela para o papel, indo para a casa das pessoas e da minha tela para outra tela, que vai ser através do e-book”, comemora.


BRINDE

Quem comparecer às sessões de autógrafos vai receber um marcador de página origami de gatinho. Ele também acompanha os livros comprados pela internet. “O passo a passo para realizar as dobras estará nas minhas redes sociais. A arte também estará disponível para download e impressão no meu site”, conta Cintia Brasileiro.


DOAÇÕES

O livro será vendido na versão física durante as sessões de autógrafos que serão realizadas em Passos. Parte da renda obtida com a venda dos livros durante o primeiro evento será revertida para a Casa São José. Localizada na Penha, bairro onde Cintia viveu parte da sua infância a adolescência, a instituição atende, em média, 50 crianças semanalmente, de manhã e à tarde, em diferentes atividades pedagógicas, como reforço escolar, oficina de computação e artesanato.


AUTORA

Cintia Brasileiro nasceu em Passos em 11 de outubro de 1983. Tem orgulho em dizer que sempre foi estudante de escola pública. Aos 18 anos, o poder da comunidade e do coletivo a levou ao cursinho comunitário “Núcleo Décio Andrade”, da Educafro, que tem a missão de promover a inclusão da população negra (em especial) e carente nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos, por meio do serviço de seus voluntários nos núcleos de pré-vestibular. Cursou faculdade de Publicidade e Propaganda como bolsista integral do PROUNI.


É contadora de histórias, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e criadora de conteúdo digital. Pesquisadora-amadora da literatura feminina brasileira, mediadora de leitura do Clube do Livro On-line Escritoras Brasileiras. “Desde criança, sou uma apaixonada pelo poder da leitura”, ressalta Cintia.

Recentemente, a escritora participou do FELITA e do FLIBI – festivais literários de Araçatuba e Birigui.


SERVIÇO



Lançamento e Sessões de Autógrafos do livro “Versinhos Doces”, de Cintia Brasileiro.

Data: 15 e 17 de dezembro de 2021.

Locais e horários:


· 15 de dezembro, quarta-feira, na Casa São José, situada à Rua Serrania 46 Cohab I (Penha). Das 17h às 20 horas. Evento aberto ao público. Com parte da renda destinada para a instituição.

· 17 de dezembro, sexta-feira, tarde de autógrafos na cafeteria DuckBill Cookies e Coffee, avenida da Moda, 2832. Das 14h às 15h30.


Valor do livro físico: R$ 20,00.

KIT Especial com ecobag mais livro: R$ 49,90 (unidades limitadas).


149 visualizações0 comentário